Ramos, lição de humildade

 

Por Pr. Ailton Gonçalves

Neste último domingo de março celebramos o Domingo de Ramos, marcando, assim, o início de uma semana muito especial na vida de milhares de cristãos espalhados pelo mundo.

O evento relembra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém para viver sua última semana antes de sua crucificação. O primeiro testamento já havia narrado essa entrada em Jerusalém (Zc 9.9-10). Sua entrada em Jerusalém é carregada de símbolos que apontam para algo maior.

A entrada de Jesus Cristo em Jerusalém aponta, inicialmente, para o caráter humilde de seu reinado. Ele é aclamado Rei pelos que presenciaram sua chegada na cidade santa. Sua montaria revela seu propósito. Não vem montado em um imponente cavalo. Sua montaria é um jumentinho, um animal de carga. É um rei pobre, mas nobre. Seus propósitos são nobres. O Rei Jesus é revestido de humildade.

A entrada de Jesus em Jerusalém aponta também para o caráter pacifista de seu reinado e de sua forma de ser. Seu propósito é desarmamentista. Sua missão é de anunciar a paz às nações. Ele não vem para instaurar a guerra. Ele é o Príncipe da Paz. Ele não quer armas. Em seu reino “o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um menino os guiará” (Is 11.6).

Por fim, a entrada de Jesus em Jerusalém indica o caráter universal de seu reino. Seu reinado se “estenderá de mar a mar… até as extremidades da terra”. É um reinado sem fronteiras. Sem limites geográficos. Sem etnia exclusiva. Sem muros e sem barreiras.

Assim, mesmo em meio à pandemia, sem as celebrações presenciais nas igrejas, vamos colocar nossos ramos em nossas casas, portas e janelas, relembrando a entrada triunfal do Rei Jesus em Jerusalém, marcando o início de uma semana toda especial. A semana da nossa redenção.

“Hosanas! Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE

A missão do Olepeninha é publicar informações esportivas sobre Rio Branco Esporte Clube, União Barbarense e XV de Piracicaba, além de levar informações sobre esportes amadores de Americana e Santa Bárbara.

Logo OléPeninha

SOBRE

A missão do Olepeninha é publicar informações esportivas sobre Rio Branco Esporte Clube, União Barbarense e XV de Piracicaba, além de levar informações sobre esportes amadores de Americana e Santa Bárbara.